quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Lula elogia 'avanços' da Constituição do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao discursar nesta quarta-feira, 5, no plenário da Câmara, afirmou que, depois de eleito presidente da República, teve a consciência de que a Constituição Brasileira "é parlamentarista", embora o regime seja "presidencialista". Disse que, mesmo assim, o texto constitucional "é um avanço", pois permite que um presidente seja eleito, como ele, e tome posse normalmente, e que um presidente seja cassado sem que nada aconteça de anormal. Lula concluiu o pronunciamento puxando palmas à Constituição de 1988.

...O presidente observou que, antes dele, na cerimônia de hoje - de comemoração dos 20 anos da aprovação da Constituição -, "falaram menores de rua, prostitutas, homossexuais, desempregados, representantes do campo." Afirmou que a Constituição foi tão importante para ele que "nunca mais quis ser deputado, apenas constituinte." O presidente afirmou que as constituições anteriores "eram diferentes", pois "representavam apenas interesses de pequenos oligarcas."... http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac272906,0.htm

Por partes, o primeiro parágrafo é o resumo do óbvio ululante, Presid, à exceção de puxar palmas para a Dona Constituição. Com relação às minorias aí citadas, só podemos declarar que os menores continuam nas ruas, praticando crimes hediondos e delitos por falta de formação familiar e porque com 18 anos estarão nas ruas. Creio que ninguém tem o sonho de ser prostituta, então elas estão aí por falta de oportunidades no mercado. A constituição de 1988 não trouxe nenhum direito aos homossexuais. Desempregado é um mal necessário para os currais eleitorais. E "representates do campo" são uma turba de bandoleiros que intimidam fazendeiros e destroem laboratórios de pesquisas de alto valor agregado. Como você pode ver Presid, a ausência ou ineficiência do Estado, a falta de respeito com o herário público, a corrupção endêmica, o arcabouço jurídico complexo, as estruturas lentas e burocráticas e a falta de penalização apropriada aos mais diversos crimes neste país suprime qualquer evolução da nossa consituição. Uma pena.

Nenhum comentário: